O momento recente de pandemia do Covid-10 motivou a expansão de serviços médicos à distância, usualmente denominada Telepsiquiatria, como forma de suplantar obstáculos de proximidade física e deslocamento, gravemente afetados pela pandemia. Esta expansão foi reforçada por ação legislativa, que permitiu o procedimento pelos Conselhos de Medicina, com diferentes sistemas de transmissão, com diferentes graus de privacidade e facilidades de acesso a documentos, atestados, receitas e exames. Devido a diversidade dos mesmos, cada paciente deve discutir com seu Psiquiatra o método adequado a sua situação. O texto presente visa comentar as questões básicas envolvidas neste processo de consulta psiquiátrica à distância, e não substitui orientações e legislação específicas para cada sistema de consulta.

1. Ambiente:  Certifique-se de que o espaço em que você pretende realizar sua consulta por vídeo seja privado, o que inclui tomar medidas para garantir que outras pessoas não possam ouvir sua consulta e garantir que você não seja interrompido neste espaço (por exemplo, sinalização nas portas). “Edite” seu espaço de consulta antes da videoconferência. Considere os tipos de objetos que são visíveis em segundo plano. Você pode incluir plantas e obras de arte, mas remova quaisquer fotografias ou pertences pessoais ou coisas como malas, cabides, roupas que sejam perturbadoras da atenção necessária para a interação à distância.

2. Iluminação: A iluminação pode ter um grande impacto na qualidade da experiência de consulta. As más condições de iluminação podem dificultar a visão mútua ou ser uma fonte de distração. Você pode experimentar com antecedência o posicionamento da sua web câmara para obter as melhores condições de iluminação. Algumas coisas úteis a serem consideradas são evitar a luz de fundo (isso acontece quando a fonte de luz está posicionada atrás de você – como a luz natural que sai de uma janela) e se posicionar de maneira a reduzir a sombra do seu rosto. Mantenha janelas e portas em mente. Você está tentando criar um espaço privado, pode considerar não ter janelas ou portas em sua imagem para reduzir a chance de alguém passar ou aparecer inesperadamente. Você pode também testar previamente a qualidade de sua câmara, através de sites específicos como www.iobit.com › webcam-test ;  webcampt.webcamtests.com. Para maior qualidade de transmissão, você pode considerar a iluminação profissional, como uma luz de anel, se perceber que a iluminação no seu espaço de diálogo é abaixo do ideal.

3. Ruído de fundo: Idealmente, seu espaço de consulta deve ficar longe de fontes de ruído indesejado, como outras pessoas falando, tráfego e máquinas. Estas podem dificultar a audição de você e seu médico e também podem causar distração. Minimizar as fontes de ruído melhorará a qualidade da chamada para você e para o seu Psiquiatra. Se o ruído de fundo é um problema para você, considere usar um microfone de lapela ou fones de ouvido com um microfone embutido para captar sua voz mais diretamente

4. Traje: Além de se vestir o mais próximo da forma usual para uma consulta médica, algumas câmeras podem ter dificuldade com roupas listradas ou estampadas que podem criar algumas ilusões de ótica. Não se esqueça de desativar o toque do telefone e outros alertas. Considere usar cores que contrastem com o seu plano de fundo.

5. Plataforma de videoconferência: Antes de começar, verifique se você está familiarizado com o funcionamento da plataforma de vídeo que você está usando. Faça algumas chamadas práticas com antecedência para ter confiança ao ver seu Médico.

6. Tela:  “Edite” o que é visível no seu computador, fechando ou menos minimizando os programas que não são necessários durante a sua sessão. Isso é particularmente importante se você planeja compartilhar a tela, tanto para ajudar na navegação na sessão quanto para proteger a privacidade. No entanto, mesmo que não seja o compartilhamento de tela, isso ajuda a minimizar as distrações.

7. Recursos: Prepare os recursos que você pode usar durante a sessão com antecedência. O software de videoconferência geralmente possui funções integradas de compartilhamento de documentos ou compartilhamento de tela. Carregue seus recursos antes da sua sessão. Recomendamos criar uma pasta de fácil acesso com todos os seus recursos prontos para uso. Considere desativar seus alertas de e-mail e outras notificações enquanto estiver em sua sessão para dar toda a atenção à consulta. Se você estiver compartilhando materiais on-line, marque previamente os recursos usados com frequência.
8. Posição da sua câmera: Pense na sua câmera como se fossem os olhos de seu Psiquiatra. Posicione sua câmera para que fique natural olhar para a lente enquanto seu Psiquiatra estiver falando. Alinhe-o com a linha média do seu corpo para enfrentar seu cliente diretamente. Recomenda-se que a câmera fique na posição dos olhos ou um pouco acima dela. Você não precisa manter contato visual 100% do tempo, mas a manutenção pode ajudar a demonstrar que você está envolvido e ouvindo.

9. Enquadramento do rosto:  Você deve criar uma imagem confortável para o seu Psiquiatra olhar. Você deve ser o principal objeto de foco em primeiro plano. Se você pensa que a tela está dividida em terços, seus ombros devem ficar alinhados com o terço inferior e seus olhos devem estar alinhados com o terço superior. Isso fornece cerca de 10 cm entre o topo da sua cabeça e o topo da tela. Manter o “contato visual” pode ser realmente desafiador na consulta por vídeo, pois somos atraídos para olhar o rosto de nosso interlocutor. Considere minimizar e arrastar a janela da videoconferência para que fique posicionada perto da câmera. Procure sentar-se a cerca de meio metro da sua câmera. Isso fornecerá espaço suficiente para você se inclinar um pouco para a frente para demonstrar que está ouvindo seu interlocutor.

10. Fique atento aos pontos fortes e as limitações da consulta em vídeo. É útil discutir as vantagens da comunicação por vídeo e, ao mesmo tempo, reconhecer que podem surgir desafios para ambos. A videoconsulta pode superar as dificuldades de acesso com base na distância, tempo, mobilidade e problemas de saúde, e permite integrar diferentes recursos de ajuda, como compartilhamento de tela, de arquivos e de outras pessoas, como um outro médico especialista, psicólogo, ou familiar, que podem ajudar no trabalho colaborativo. Apesar disto, antecipe situações técnicas que podem dificultar ou tirar a naturalidade necessária, e se prepare para  manter uma atitude paciente e aceitadora se surgirem problemas, mantendo em mente que eles poderão ser resolvidos. Ccombine com seu Psiquiatra o que precisará ser feito para se conectar. É útil preparar algum material escrito para enviar com detalhes de como configurar e fazer logon.

11. Encontre um local tranquilo e privado para a consulta.

12. Verifique os requisitos de conexão à Internet e largura de banda (consulte as especificações do software usado).

13. Identifique e teste o equipamento que vai usar, incluindo máquina – desktop, notebook ou celular, e Software para download.

14. Tenha à mão os dados que vai utilizar na consulta, como endereço e senha de acesso a exames de laboratório e prontuários, exames impressos, anotações prévias, sugestões de itens feitas por familiares e dúvidas que devem ser respondidas antes do término da consulta.

15. Elabora um plano B, no caso de não conseguir se conectar ou manter a conexão. Isto pode envolver um número de celular ou telefone fixo para ligar ou uma alternativa segura baseada em bate-papo online. Ao combinar este plano com seu Psiquiatra com antecedência, você poderá minimizar qualquer interrupção na sessão.

16. Combine o valor, forma de pagamento e outros procedimentos administrativos.

17. Avalie a Segurança da plataforma e implicações para a privacidade.

18. Combine e faça um acordo prévio sobre o possível uso de funções de gravação.

19. Converse sobre a confiança e a experiência do seu Psiquiatra no uso de software de videoconferência e tecnologia em geral.

20. Considere se o Psiquiatra pode precisar de ajuda adicional (por exemplo, por telefone ou de um cuidador ou membro da família) ao iniciar.

21. Obtenha detalhes importantes para gerenciamento de riscos que possam ser detectados ao longo da consulta. Considere as informações que podem ser necessárias no caso de detecção de um risco clínico, necessidade de um exame urgente, mobilização de algum familiar, remoção ou busca de atendimento presencial. Tenha à mão Número de telefone ou outro meio de entrar em contato com o Psiquiatra, seu endereço residencial (para seu psiquiatra identificar serviços locais ou para enviar ajuda em caso de risco iminente), contatos de outros profissionais de saúde mental existentes, outros prestadores de cuidados informais, se relevantes

22. Tome cuidado ao tomar notas. Se você fizer anotações eletronicamente ou em papel durante a sessão, saiba que isso será bastante óbvio na tela.  Mencione que você está fazendo anotações na sessão pode ajudar o Psiquiatra a entender o que está fazendo. Lembre-se de retomar o contato visual e a escuta ativa. O ruído do teclado também pode ser muito proeminente ao usar um microfone de computador; portanto, pode ser necessário usar um microfone de headset separado se você fizer anotações eletronicamente durante a consulta. As funções de compartilhamento de tela ou quadro branco podem ser usadas para fazer anotações junto com seu Psiquiatra, como uma agenda do que foi combinado em cada consulta, pontos-chave e prioridades.

23. Atraso e demora:  As causas do atraso são mais comumente associadas à conectividade com a Internet. Uma chamada de vídeo depende do upload simultâneo de dados de vídeo do próprio computador e do download de dados de vídeo do computador do outro lado. Estas tarefas ocorrem na largura de banda disponível na sua conexão à Internet. O atraso ocorre quando você não possui largura de banda suficiente para oferecer suporte ao upload e download simultâneos de dados. Observe que a velocidade de upload é mais lenta que a velocidade de download; portanto, quando alguém tem um problema de conectividade, é mais perceptível para as outras partes na chamada do que para a pessoa com a conexão lenta. Se você receber notificações sobre conectividade ruim, é um sinalizador para verificar com Psiquiatra se a qualidade é boa para ele, em vez de confiar na sua própria experiência com a chamada. As opções para lidar com o atraso incluem: reduzir a qualidade da sua vídeo chamada; fechar outros programas usando a Internet; mudar para uma conexão diferente; explicar por que o atraso está ocorrendo; diminuir o ritmo da sua conversa; mudar para o seu plano “B”

24. Considerar a mobilização de uma pessoa de apoio (família, amigo, etc.) durante a consulta e/ou fazer contato em caso de necessidade.

25. Manutenção de limites: O uso de plataformas de comunicação que também podem ser usadas socialmente pode tornar os limites menos definidos. Defina um login próprio para as consultas, de forma a proteger sua privacidade.
26. Seleção da plataforma de videoconferência, observe que existem diferenças entre plataformas projetadas para uso social (por exemplo, Skype, FaceTime), uso comercial (por exemplo, Zoom®, Meet®) e tele saúde (por exemplo, Conecta®, Fleury®). As plataformas de negócios e de tele saúde podem ter funções de quadro branco, compartilhamento de tela e compartilhamento de arquivos, que são recursos úteis nas consultas de saúde mental. Adicionalmente, as plataformas de tele saúde dedicadas possuem eventualmente recursos como uma sala de espera virtual e integração com agendamento e pagamento. Ao comparar plataformas, considere a experiência do seu Psiquiatra, se precisa apenas clicar em um link para conectar-se ou precisa baixar software ou registrar uma conta. Avalie as especificações da plataforma em relação à legislação de proteção de dados, privacidade e registros de saúde e quaisquer regulamentos de seguro de saúde.

27. Avalie as questões de proteção de dados: criptografia, identificadores pessoais e sua vinculação, trânsito de dados através das fronteiras estaduais ou nacionais; função de gravação e geração de material com requisitos de armazenamento associados. Combine com o Psiquiatra como os dados pessoais serão expostos e armazenados.
Busque revisar estes 27 pontos antes de cada nova consulta, para reforçar seu bem-estar, confiança, aliança terapêutica e naturalidade com este método de consulta Psiquiátrica.

Boa experiência!

Referências: www/mentalhealthonline.org.au; Seabrook, E., Little, G., Foley, F., Nedeljkovic, M., & Thomas, N. (2020). A Practical Guide to Video Mental Health Consultation. Melbourne, Australia: Swinburne University of Technology. http://videomentalhealth.org